
Cirurgias Infantis
Na otorrinolaringologia, trabalhamos com diferentes procedimentos cirúrgicos para levar mais saúde e bem-estar aos pequenos. Em meu consultório, as mais procuradas são aquelas para tratar condições que afetam as amígdalas e as adenoides.
Como toda cirurgia, é comum que os pais sintam preocupação e busquem informações claras e profissionais bem capacitados para avaliar seus filhos.


Por isso, gostaria
de apresentar o Dr. Peixe: um amigo para tornar as cirurgias infantis mais leves e divertidas.



Entendo que passar por uma cirurgia pode ser um momento delicado, especialmente para os pequenos e suas famílias. Pensando nisso, criei o Dr. Peixe, um mascote carismático que acompanha nossas crianças em todas as etapas do cuidado.
Ele é mais do que um personagem: o Dr. Peixe é um amigo que explica, de forma divertida e acolhedora, o que vai acontecer antes, durante e depois do procedimento.
Através de um gibi, em formato de historinha para colorir, mostramos para a criança cada passo da cirurgia com linguagem simples, leve e segura.
Nosso mascote também ganhou vida em pelúcia e está presente no consultório, ajudando a tornar o ambiente mais afetuoso e familiar. O resultado? Mais tranquilidade para os pequenos e mais segurança para os pais.

Amigdalectomia
Localizadas na garganta, as amígdalas fazem parte do nosso sistema imunológico, auxiliando no combate de infecções. Em algumas crianças, essa glândula apresenta frequentes inflamações, causando desconforto, dor e até obstrução das vias aéreas superiores. Quando isso acontece, é indicado a cirurgia de Amigdalectomia.


Indicações para Amigdalectomia:
-
Frequentes infecções das amígdalas, que não respondem aos tratamentos convencionais;
-
Recorrente casos de amigdalite bacteriana;
-
Dificuldade para respirar, devido ao tamanho aumentado das amígdalas;
-
Apneia do sono relacionada às amígdalas aumentadas.
Como é oprocedimento?
A amigdalectomia, geralmente, tem duração de menos de uma hora. Realizado sob anestesia geral, nesse procedimento nós removemos cuidadosamente as amígdalas por meio da boca da criança, sem a necessidade de cortes externos.
Já a recuperação pode levar de uma a duas semanas, sempre seguindo alguns cuidados e orientações médicas para minimizar desconfortos e garantir uma recuperação mais rápida e segura.


Adenoidectomia
As adenoides são pequenas glândulas localizadas no nariz, acima do céu da boca, também responsáveis pelo nosso sistema imunológico. Em algumas crianças, elas acabam crescendo excessivamente, podendo causar obstrução nasal, problemas respiratórios e infecções recorrentes.

Indicações para Adenoidectomia:
-
Hábito de respirar pela boca, devido à obstrução nasal;
-
Ronco e apneia do sono;
-
Infecções frequentes no trato respiratório;
-
Sinusite crônica.
Como é oprocedimento?
Procedimento geralmente rápido, a adenoidectomia também é realizada sob anestesia geral, onde acessamos e removemos as adenoides por meio da boca da criança. E a recuperação pode levar de uma a duas semanas.

É compreensível que os pais sintam apreensão quando pensam na necessidade de submeter os filhos a essas intervenções cirúrgicas. Mas, é importante lembrar que os avanços da medicina tornaram as cirurgias de Amigdalectomia e Adenoidectomia mais seguras e eficazes. E, claro, ao escolher profissionais qualificados e experientes em otorrinolaringologia, esse processo pode ficar ainda mais tranquilo.
Aos meus pacientes, sempre informo, de forma detalhada, sobre todo o procedimento, desde os benefícios até os cuidados pós-operatórios. Durante toda a cirurgia, minha equipe está comprometida em garantir total conforto e segurança da criança, e dos papais, sempre com o objetivo de trazer alívio e melhorar significativamente a qualidade de vida do pequeno.